Nossa Proposta

O Blog THAIS BRAME Terapias Vibracionais
foi criado para INTEGRAR uma nova maneira de viver.
Através da associação de várias terapias holísticas - Reiki, Florais, Radiestesia & Radiônica, Cromoterapia, Aromaterapia, Tarot, Cristais, Geobiologia, entre outras - estareI tratando sua energia com métodos de técnicas milenares e modernas, com altíssima vibração energética, fazendo com que todos os tratamentos sejam profundos e eficazes.
Através de um Mapa Diagnóstico, estarei acessando a sua energia, e indicando um tratamento totalmente personalizado, transmutando todas as energias que precisam ser equilibradas e modificadas.
Em MEUS trabalhos terapêuticos estarei olhando você como um todo, unindo o Corpo, a Mente e o Espírito, em toda sua forma de atuação e maneira de viver.
Minha maior meta e levar até você uma maior e melhor qualidade de vida através de equilíbrio energético e vibracional, fazendo com que você tenha uma nova dimensão de consciência que criará novos padrões de qualidade de energia, proporcionando uma vida equilibrada, saudável, vibrante, feliz e muito próspera.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Homeopatia contra a Dengue



INFORME


Há 8 anos criei uma fórmula homeopática, que durante este tempo tem
sido usada por mim e outros colegas homeopatas para prevenção e
tratamento do dengue. Sua composição é:
Rhus tox. / Eupatorium perf. / China off. / Ledum palustre/
Gelsemium/ 5CH/aã.

Pode-ser feita em glóbulos (sacarose), tabletes (lactose), ou gotas
(alcoolatura a 30 ou 70 %) em qualquer farmácia homeopática, colocando
ao lado dos componentes acima a forma de apresentação: glóbulos ou
tabletes, 12g, ou gotas , 15 ml.

Pode ser usada como preventivo da dengue, desta forma :tomar 3
glóbulos ou tabletes ou gotas, uma vez ao dia enquanto durar a
temporada da epidemia.

Isto tanto para adultos como para crianças de qualquer idade sendo
que no caso de crianças não se usa a forma alcoólica. O medicamento
deve ser dissolvido lentemente na bôca.

Como tratamento, no caso de dengue ou mesmo suspeita de dengue, o
mesmo número de glóbulos etc, de duas em duas horas até a remissão
completa dos sintomas. Nos inúmeros casos que tenho tratado ,a doença
evolui de maneira branda, e resolve sem agravar ou deixar sequelas.

Para os pacientes que a usam como preventivo, até hoje não houve um
caso de contaminação, pelo menos a mim relatado.

Em caso de dengue hemorrágico , acrescenta-se ao tratamento acima,
dois medicamentos:

Phosphorus 12 CH 4 glóbulos ou tabletes ou gotas pela manhã e à tarde

Crotalus horridus, 12 Ch
4 glóbulos ou tabletes ou gotas pela manhã e à tarde até as plaquetas normalizarem-se.


Nos casos que tenho acompanhado, as plaquetas sobem rapidamente de maneira surpreendente.
A Alcoolatura a 30% é indicada para pacientes que não podem tomar
açucar e o medicamento não tem um prazo de validade muito grande. Com
alcoolatura a 70%, o prazo é de dois anos.

Dr Elmo Costa César sugere, no caso da dengue hemorrágica , que se
acrescente também

Plaquetas/6CH ou 7Ch

uma dose de hora em hora espaçando para 2/2 ou 3/3 horas, até de 6/6 horas

até que se normalize a contagem das plaquetas (150 000) .

Óbvio que para crianças é mais indicado os tabletes.

Para quem tem alergia a lactose use-se os glóbulos.

Pode-se usar externamente a pomada de Ledum Palustre como repelente, que funciona de modo bastante eficaz e não traz alergias.

Como todos nós, profundamente emocionada com o que tem acontecido no
último mês, principalmente em relação às crianças, resolvi divulgar a
minha modesta experiência.

Claro que a homeopatia não dispensa nem interfere nos cuidados médicos
obrigatórios nestes casos, nem deve-se desleixar na erradicação do
vetor combatendo seus focos de proliferação.


Peço que divulguem a quem desejarem.

Atenciosamente,

Ana Teresa Doria Dreux

Vamos combater a Dengue



Biólogo garante que própolis cura dengue


Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha reconhecido a cura da malária e da dengue, o biólogo Gilvan Barbosa Gama, de Florianópolis, afirma ter constatado que o própolis pode curar essas doenças. Com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que divulga o seu trabalho, Gama está em busca do reconhecimento científico dos benefícios proporcionados pelo própolis e em breve pretende repassar seus conhecimentos para as Secretarias de Saúde de todo o país.

O própolis é um antibiótico natural extraído pelas abelhas dos botões das flores, brotos e cascas de árvores. É um excelente bactericida e antibiótico, conseguindo os mesmos efeitos da penicilina, estreptomicina, terramicina e outros, porém não provoca os efeitos colaterais destes produtos farmacêuticos, realizando somente a cura. Além dessas propriedades, é uma substância resinosa que as abelhas usam como material de construção e proteção da colmeia.

Durante quatro anos o pesquisador, que já morou na Amazônia, administrou o própolis para os garimpeiros em locais totalmente desprovidos de assistência médica. Gama percebeu que o própolis faz a pessoa eliminar pelo suor uma substância que afasta os mosquitos e ainda cura aqueles que já desenvolveram a doença.

Segundo ele, o reconhecimento positivo ou não de uma entidade de peso como a Fundação Nacional de Saúde (FNS) ou o Instituto de Medicina Tropical (IMT) é essencial para que o própolis seja difundido como o remédio que cura a malária e a dengue. "A saúde não espera, eu só quero repassar a fórmula de manipulação do própolis para que o governo distribua gratuitamente à população carente".

Para a cura da malária e da dengue, Gama cultiva a abelha Jataí nativa no Brasil, encontrada no oeste catarinense, que tem um princípio ativo chamado flavonóide, pigmento de cor amarela. A administração para os doentes de malária e dengue consiste em 7,5 ml, em dose única e durante a crise de 2 em 2 horas. Para crianças reduz-se a dose pela metade.

O apicultor destaca, todavia, que as pessoas devem prestar atenção ao produto, pois não é qualquer própolis que pode curar as enfermidades. "É preciso que ele esteja na concentração correta, 1kg de própolis para 900ml de álcool de cereais. Os própolis comprados em farmácias são muito diluídos", garante Gama. Quanto ao grau de toxicidade, a própolis tem grau zero, e vai competir com outros medicamentos, isso significa que não é possível uma overdose de própolis. "Apenas uma pessoa em 100 mil pode ter alergia ao produto". afirma o biólogo.

De acordo com Gama, o própolis tem ação hipotensiva, vasodilatadora e cicatrizante. E é indicado para lepra, queimaduras, febres parasitárias, tropicais e viróticas. "O própolis apresenta diversos benefícios ao organismo humano; as pessoas não conhecem bem as abelhas e têm uma idéia errada sobre o inseto. Somente duas espécies no Brasil possuem o ferrão que é tão temido".

A Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (Sucen) já testou a pesquisa de Gama "in vitro" e obteve resultado positivo no combate ao Plasmodium falciparum, espécie que causa a forma mais grave da malária. Além do Brasil, seus estudos já são conhecidos pelo Ministério da Saúde de Cuba e em Angola, na África, onde alguns missionários que utilizam o própolis nos casos de malária, obtiveram resultado positivo. Em busca de outras aplicações para o produto países como a Bulgária e Inglaterra pesquisam tratamento para pacientes com Aids e com doenças hepáticas. Na antigüidade, os egípcios usavam o própolis para embalsamar as múmias devido a sua propriedade bactericida.


VAMOS COMBATER A DENGUE



Café, a nova arma contra o mosquito da dengue

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um

Efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.

O processo é extremamente simples:

O mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos

de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das

bromélias, etc. A borra de café, que é produzida todos os dias em

praticamente todas as casas tem custo zero. O único trabalho é o de

colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e

quintal.

Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas,estão

saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue

3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge

outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.

Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café

por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus

quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo

ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases,

responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo

hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados

sobre a larva e o inseto adulto.

A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra

de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de

baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas,

dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.

O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes

se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos

ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas,

caixas dágua etc.).

"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga.

Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre

depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra

de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.

Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o da

aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens,

animais e plantas.

Que tal colaborarmos, repassando a mensagem e aplicando a borra de café?

Dr. Afonso Alvarez Perez Júnior

Diretor Executivo

Tecsa Laboratórios - 12 anos de Excelência

PABX: (31) 3281-0500

FAX: (31) 3287-3404

afonsoperez@tecsa.com.br

Diagnosticar com ética

Analisar com responsabilidade

Orientar com compromisso

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

As cores e suas indicações



As cores podem trazer modificações na vida de cada um, basta ter um conhecimento básico dos resultados que elas nos proporcionam. Eis algumas sugestões:

Cores Calmantes: Azul em tons claros, Índigo e Violeta


Cores Estimulantes: Laranja, Vermelho e Amarelo


Cor Equilibrante: Verde


Amarelo: Cor da riqueza e da tradição, mas também é das paixões depravadas. Traz a intuição e a alegria, simboliza a juventude e a audácia. Favorece as práticas espirituais e a capacidade mental. É contra indicado para pessoas inseguras. Tem o poder de vencer todos os males e afastar todos os perigos.


Azul: É a cor do infinito, das cores é o que mais influi no espiritual, está ligado a divindades e a verdade. Representa a imortalidade, a fidelidade e a justiça. Desenvolve a inteligência, transmite calma e propicia o equilíbrio emocional. Ótimo para meditações. Desaconselhável para quem tem pressão baixa. Harmoniza os ambientes e o espirito trazendo paz e tranqüilidade


Branco: É a mistura de todas as cores. Tem como efeito a pureza, a virtude e a paz. É empregada para a limpeza da aura e da mente. Traz a indiferença e não é uma cor para o sucesso e nem para os negócios. Cor da carência afetiva, liga o passado e o futuro.


Cinza: É a cor da incerteza, indica o terror, simboliza o egoísmo. Demonstra o conformismo e o passivismo diante dos acontecimentos.


Laranja: A cor certa para atrair o sucesso, a felicidade, os negócios e para quem procura emprego. Dá a sensação de leveza, de descontração e atrai o dinheiro. Ativa a confiança nas pessoas que a usam.


Magenta: Tonalidade derivada do vermelho. É a cor do êxito, traz vitórias sem luta, mas é inconseqüente e volúvel, agressividade no campo intelectual, adequada para competições, disputas e liderança.


Marrom: Cor da materialidade, do amor infernal, transmite insegurança e atrai críticas e pensamentos negativos. Não é indicado para pessoas tímidas e nem nas roupas.


Preto: Ausência de cor, símbolo do mal, e dos erros, mas também é a cor da prudência, da sabedoria, da tristeza e da pobreza. Ótimo isolante da inveja e de outras energias negativas. É indicada aos deprimidos, traz a sabedoria e a moderação para a justiça pelo seu equilíbrio.


Rosa: Atrai a felicidade e a simpatia, mas sua principal característica é a sedução. É a cor da pureza e da fidelidade, demonstra mais amor que afeto.


Verde: Aumenta a autoconfiança e a perseverança, é a cor do conhecimento, da regeneração espiritual e da esperança. É também uma cor de cura e de iniciação, atrai presentes e diminui o stress. Não é indicada para casos de cólicas e para pessoas que se julguem superiores às outras.


Vermelho: É a mais forte das cores, simboliza a vida e a morte, a criação e a destruição, a divindade e o oculto, o egoísmo, a paixão e o ódio. Proporciona o impulso sexual e o desejo amoroso. Aguça a coragem e a força de vontade. É a cor do perigo, espanta e aproxima ao mesmo tempo. Em estado de depressão é bom usar roupas vermelhas assim como é desaconselhável para os cardíacos.


Violeta: É a cor do equilíbrio do amor, da doçura, da ternura e da verdade, traz o sucesso intelectual, a inspiração e a imaginação, mas também representa a morte e as viúvas. Inspira a devoção, ajuda a superar as carências afetivas, o materialismo e dá o domínio controlador dos impulsos autodestrutivos.

Os benefícios da aromaterapia


Óleos Essenciais podem prevenir doenças, mas a aromaterapia é muito mais que isso.

A base da aromaterapia, sob o ponto de vista de terapia, é a utilização de óleos essenciais que são substância aromática extraídas principalmente por destilação de várias partes dos vegetais como cascas, flores, folhas, rizomas, caules sementes etc.

Os princípios ativos dos óleos essenciais atuam de diferentes formas nas plantas e em nós:

Na planta: Atuam como hormônios ajudando seu crescimento, afastam insetos indesejados, contribuem para a polinização;


No ser humano: Atuam sobre os sistemas linfático, imunológico, digestivo, cardiovascular, respiratório e geniturinário num nível físico além de também ter uma atuação num nível psicológico - os óleos essenciais têm um papel fundamental no tratamento de casos de estresse, ansiedade, depressão enxaqueca, falta de libido e medos.


O ponto a salientar é que como a aromaterapia faz parte da medicina ayurvédica, uma medicina holística milenar praticada ainda nos dias de hoje na Índia, ela tem quatro preceitos básicos de saúde:

1) exercícios físicos,

2) relaxamento profundo,

3) melhoria na qualidade de pensamento

4) alimentação orgânica.

Portanto, vale dizer que, a aromaterapia é uma opção de vida que nos ajuda a sentir bem fisicamente, mentalmente e emocionalmente e que tem como ferramenta para restaurar o equilíbrio do corpo e do espírito, o poder das plantas, o poder dos óleos essenciais.

A diferença entre essa definição e a tradicional de que a aromaterapia é a cura pelos óleos essenciais é basicamente a preservação da saúde versus a cura. Não há necessidade de estarmos doentes para fazermos uso da aromaterapia. Muito pelo contrário, a aromaterapia pode nos ajudar e muito a preservar nossa saúde.

Como se faz o uso da aromaterapia na prática

Massagens

Os óleos essenciais são substancias extremamente concentradas. São necessários de 40 a 50 Kg de folhas secas e ramos terminais de eucalipto para se produzir um quilo de óleo essencial de eucalipto e, no caso da rosa-marroquina (Rosa centifólia L.) pode-se chegar a 5 toneladas de pétalas para se obter um quilo de óleo essencial de rosa. Portanto, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele quando for fazer massagens aromaterapêutica. Devem sim, primeiro serem diluídos em carreador (óleo vegetal como óleo de sementes de uva, amêndoas-doces, gergelim, girassol, abacate, jojoba etc.).

Vamos agora exemplificar o uso dos óleos essenciais na drenagem linfática usando óleos essenciais imunoestimulantes que são indicados para os casos de retenção de água, obesidade e celulite. O sistema linfático é uma malha de pequenos vasos e espaços celulares espalhados pelo corpo todo que atua como um sistema de drenagem auxiliar ao sistema venoso eliminando produtos catabólitos originários do metabolismo celular. Esse sistema faz parte do sistema imunológico uma vez que ao longo do sistema linfático existem os linfonodos (gânglios linfáticos) que capturam os microorganismos e outros corpos estranhos.

Como fazer a massagem - Adicione três gotas de cada um dos óleos essenciais de alfazema e alecrim para 20 ml de um carreador como amêndoas-doces. Outros imunoestimulante são os óleos essenciais de tomilho, camomila, limão, zimbro, cipreste e bergamota.

Inalações

A inalação úmida é muito usada para combater problemas do trato respiratório como gripes, resfriados, garganta irritada e sinusite. O óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill), por exemplo, é muito usado em inalações para quando o peito está congestionado. Basta adicionar quatro gotas de óleo para um litro de água e cobrir a cabeça com uma toalha e respirar o vapor, por no máximo dez minutos. As inalações exigem alguns cuidados: 1) Vá para a cama após fazer a inalação a fim de evitar tomar friagem. 2) Teste o vapor com as mãos para não se escaldar com o bafo quente da fervura. 3) Ponha uma venda sobre os olhos para que o vapor não venha prejudicá-los. 4) Caso sofra de asma, faça um teste piloto experimentando a inalação aos poucos (visto que o vapor pode desencadear um ataque asmático em certas pessoas).

Banhos aromáticos e escalda-pés

As espumas de banhos higienizam, dão maciez e suavidade à pele, além de ampliar o prazer do banho comum através da ação psicológica das essências sobre o sistema nervoso que acontece mesmo se uma diminuta quantidade do óleo essencial for absorvida pela pele. O ideal é estarmos de posse de um banho aromático que já contenha o óleo essencial diluído em uma base saponácea, ou seja, já pronto para tomarmos banho.

O banho-espuma pode ser usado tanto em banheira quanto em chuveiro. No caso de chuveiro, o banho-espuma é dispensado sobre uma bucha vegetal usada para massagear o corpo enquanto se toma o banho.

Os escalda-pés são feitos com sais que já contém o óleo essencial. Os sais produzem um efeito sinérgico com os banhos aromáticos intensificando os efeitos relaxantes e potencializando seus efeitos terapêuticos. Entretanto, os sais com óleos essenciais podem também ser usados individualmente em escalda-pés para fazer relaxamento. Se ficarmos com os pés imersos em água quente dentro de um balde por pelo menos uns quinze minutos (enquanto assistimos a um programa de TV, por exemplo), o óleo irá migrar através da pele e cair na circulação sangüínea e nos vasos linfáticos. Isso irá propiciar os efeitos terapêuticos do óleo essencial, óleo este que veio misturado ao sal que diluímos na água para fazer o escalda-pés.

Aromatização ambiental

Em setembro de 1995, foi publicado um artigo pela revista médica inglesa The Lancet (vol. 346 n.8976), sobre a substituição de drogas alopáticas, que tinham efeitos colaterais sérios, pelo aromatizante ambiental com alfazema para aliviar casos de insônia. Como exemplo a revista ilustra com o caso de um paciente idoso que se medicava com 10mg de temazepam há mais de um ano para poder dormir. Uma semana após a suspensão dos medicamentos e sob efeito da aromatização ambiental com alfazema o paciente voltou a dormir de oito a dez horas por noite, assim como em outros pacientes foi constatado os mesmos efeitos, provando a eficácia da aromatização ambiental com alfazema para insônias.

A aromatização ambiental com spray de menta (Mentha piperita L.) é excelente para crianças que tem dificuldades para se concentrar nos estudos.

Existem várias outras maneiras de se aplicar a aromaterapia na prática como compressas, bandagens aromáticas, cataplasmas etc., porém, vale ressaltar uma das formas mais comumente usadas pelas pessoas, ou seja, os travesseiros aromáticos.

Travesseiros aromáticos

Uma das preocupações fundamentais que devemos ter com os travesseiros aromáticos é se eles têm procedência, ou seja, se são feitos com ervas selecionadas, se tem filtros para conter as ervas. O que acontece é que ao dormirmos sobre o travesseiro, noite após noite, acabamos por triturar a erva. O filtro evita a saída de partículas de pó que podem causar alergias. É importante também saber se os travesseiros são feitos dentro dos preceitos da aromaterapia, isto é, se tem aproximadamente uns 20% do princípio ativo na forma de ervas para permitir que o sono seja suave e agradável. Enfim, podemos também observar visualmente se o acabamento é prestimoso e perguntar para a loja se o fabricante do travesseiro é da área de saúde.

Precauções e dicas para terapêutas profissionais

A massagem aromaterapêutica é contra indicada em pessoas que tem câncer, febre, algum tipo de infecção, ossos quebrados, trombose, queimaduras, ruptura de ligamento, bolhas, erupção, veias varicosas, problemas cardíacos, asma ou ainda que acabaram de sair de cirurgias.
Óleos essenciais que foram extraídos por solventes como acetona, hexano, éter de petróleo, benzeno etc., não são recomendados para fins terapêuticos uma vez que, caso haja resíduos tóxicos, eles seriam absorvidos pela pele. O método de prensagem como ocorre no caso dos cítricos e destilação a vapor d'água ainda são os recomendados.
Observe sempre a toxidade do óleo essencial. Veja se não há qualquer restrição de uso sobre a pele, na gravidez, pressão sangüínea alta, epilepsia etc. Alguns dos óleos essenciais tóxicos são: absinto, anis, arruda, artemísia, óleo de casca de canela, óleo de broto, talo e folha do cravo-da-índia, funcho, gualtéria, hissopo, losna, orégano, poejo, sassafrás, sálvia officinalis, segurelha, tomilho e tuia.
Nunca recomende a ingestão de óleo essencial. O óleo essencial para esse fim tem que ser de grau farmacêutico e tal prescrição pode ser feita somente por um médico qualificado.
O veículo de massagem não precisa ficar restrito a óleos vegetais. Existe também no mercado um lipogel neutro que é um líquido viscoso e límpido feito a base de ésteres do ácido alfa-hidroxi, propileno glicol e glicerina que tem grande afinidade com a pele. Sua grande vantagem é o fato de hidratar a pele enquanto se faz a massagem e não ficar rançoso, seu tempo médio de duração chega há dois anos.



Florais Saint Germain pela Taroterapia


Os Florais de St. Germain foram sintonizados pela terapeuta Neide Margonari, a partir de seu chamamento pessoal em 1990. Eles abrangem 79 essências retiradas de flores presentes na Mata Atlântica, nativa da costa brasileira. Conta também com uma fórmula chamada de Fórmula Emergencial. Esta Fórmula Emergencial é usada na maioria dos casos para uma limpeza prévia da aura do paciente e, em alguns casos emergenciais como choques, perdas e o momento de uma notícia que abale a estrutura emocional e espiritual do paciente.

Na sua maioria, dos Florais de St. Germain são utilizados para o tratamento de doenças nos campos físico, emocional e espiritual, como obsessores e vampirismo psíquico. Por esse motivo, estes foram os florais escolhidos para realizar o trabalho terapêutico dentro da clínica, pois trata o homem como um ser holístico, com todas as suas faces e necessidades específicas.

O método do tarô terapêutico é de uso e aplicação simples, mas com grande poder de síntese do processo principal pelo qual a pessoa está passando. Separam-se os 22 arcanos maiores do tarô e é pedido que o consulente embaralhe as cartas concentrando-se, principalmente, no motivo real de seus problemas atuais. O consulente também pode se concentrar em um problema específico. Logo após, o terapeuta abre o baralho à sua frente, de maneira que todas as cartas fiquem viradas para baixo e seja possível puxar qualquer uma delas. Ainda concentrado, o consulente precisa puxar uma única carta, que será o motivo da meditação durante todo o restante da sessão. O terapeuta precisa explicar o máximo sobre a carta em questão e pedir que o consulente faça suas associações com os problemas pelos quais está passando ou conte uma história do que acha que está acontecendo na figura. Assim que terminar o processo, o terapeuta já saberá em quais aspectos da carta é preciso atuar e quais os florais que representam esses aspectos.

Para cada uma das cartas do tarô, com cada uma de suas representações arquetípicas, é possível relacionar um ou mais florais. Cada floral vai trabalhar um aspecto diretivo da carta em questão, por isso que é necessário o tempo de associação livre entre o terapeuta e o cliente. Neste período, é necessário descobrir porque aquela carta especificamente está entrando na vida do cliente e como as mudanças desses aspectos poderão ser mudados. Os florais servirão como o remédio para a alma, mas o processo de cura vai começar já com o uso da associação livre.

Assim, como cada arquétipo trabalha determinados aspectos da psique humana e os florais de St. Germain também, foi possível fazer a associação dos aspectos presentes nos arcanos do tarô (arquétipos) e as soluções apresentadas por cada um dos florais. Assim, dependendo de cada aspecto que seja encontrado na elaboração terapêutica do tarô é possível receitar determinado floral, respeitando a sua aplicação para aquele determinado caso. Nos resultados, apresentam-se as relações possíveis entre cada arcano arquetípico e o uso dos Florais de St. Germain.

A seguir, apresentam-se as relações entre os florais, as cartas do tarô e as possíveis associações terapêuticas:

O Louco“O louco é o andarilho, enérgico, ubíquo e imoral” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Representa a pessoa que precisa soltar-se mais, precisa esquecer o passado, as mágoas e impulsionar em direção à vida e ao futuro. Pode representar pessoas que tem um louco dentro de si, mas tornaram-se metódicas e enfadonhas, atingindo um alto grau de depressão ou desespero sem motivo. Pode evocar estados de síndrome do pânico, onde toda a energia represada precisa ser solta de alguma maneira. Também evoca a energia presa que gera estados de Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Florais relacionados: Abundância (confiar na divindade), Algodão (desbloqueia a ligação com a intuição e com o instinto), Begônia (pureza para chegar ao autoconhecimento), Gerânio (depressão, ansiedade e medos infundados), Bom dia (dificuldade de enfrentar a vida), Dulcis (estagnados na sua jornada), Embaúba (mágoa profundas), Ipê roxo (fortalecimento do Self), Panicum (Síndrome do pânico), Piper (se sentem travados, hábitos obsessivos), Saint Germain (insanidade, desligamento com o Eu interior), Verbena (rigidez mental), Anis (pessoas que não se entregam pra viver sua vida na plenitude), Coronarium (Trabalha os estados de mania, paranóia, insanidade, demência e loucura), Laurus Nobilis (romper ligações com o passado), Lírio Real (ser livre em qualquer situação), Ameixa (perda do controle mental), Flor Branca (desfazer-se de velhas atitudes inúteis), Madressilva (aprisionadas ao passado) e Pinheiro Libertação (Liberta aspectos aprisionados na alma).

O Mago – “O mago é capaz de realizar sua mágica diante de nós, bastando para isso que assistamos às suas representações.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Representa o adolescente, que acaba de começar a sua jornada ou alguém que acaba de começar uma coisa nova. Pessoas muito ligadas com o superficial, identificadas quase que totalmente com o ego, que precisam do outro para se sentir queridas, amadas ou reconhecidas. Falta de reconhecimento da realidade, pessoas muito iludidas ou presas a fantasias.

Florais relacionados: Aloe (Independência e autoconfiança), Gerânio (desligado da realidade), Erianthum (egoísmo, autocentramento e superficialidade), Capim Seda (pessoas que se deixam levar pela energia dos outros), Begônia (pureza para chegar ao autoconhecimento), Gloxínea (novos começos), Amygdalus (presa no mundo das ilusões), Grandflora (algozes e sádicas), Helicônia (Aprisionadas nas malhas da ilusão das glorias da ascensão social), Limão (de índole mentirosa), Purpureum (manipuladores), Wedélia (corrupção e ganância da personalidade), Bambusa (desviaram-se do seu caminho por influência dos outros), Indica (revela o oculto, o que está por traz das aparências), Myrtus (para pessoas presas no mental do outro), Triunfo (só dar valor às aparências), Vitória (autenticidade), Pau Brasil (energia para despertar nossos talentos latentes, nossa real vocação) e Varus (conflito entre a vida idealizada e a vida real).

A Sacerdotisa – “Dela é o reino da profunda experiência interior; dela não é o mundo do conhecimento exterior” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Representa a pessoa que não consegue se ligar à sua espiritualidade por não estar ligada ao seu lado feminino. São mulheres com dificuldades no feminino sagrado e homens que não conseguem acessar sua porção mulher, gerando machismo e falta de respeito pelo feminino. Mulheres que perderam a intuição por conta do mundo competitivo em que vivemos e do acúmulo de tarefas. Pessoas que, em geral, precisam refazer seu contato com o seu espírito. Mulheres com forte TPM por conta desse distanciamento.

Florais relacionados: Abundância (amor incondicional), Begônia (pureza para chegar ao autoconhecimento), Capim Luz (emoções difíceis de serem acessadas no inconsciente), Cidreira (pessoas sobrecarregadas), Gloxínea (baixa auto-estima e acumulo de afazeres), Patiens (desenvolvimento da paciência, flexibilidade e tolerância), Pectus (padrões de submissão), Purpureum (TPM e acúmulo de líquidos), Indica (desperta a intuição), Rosa Rosa (amor incondicional), Vitória (sentimento de inadequação), Alcachofra (vergonha do próprio desenvolvimento espiritual), Lótus do Egito (expansão da consciência e da espiritualidade) e Cocos (personalidade capacho).

A Imperatriz – “É, portanto, a Imperatriz quem faz às vezes de ponte entre o Mundo Mãe de inspiração e o Mundo Pai de lógica e laboratórios...” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Pessoa travada no seu processo criativo por afastamento do seu lado feminino. Falta de inspiração para mudar o que precisa ser mudado. Excesso de “amor”, relacionamentos destrutivos e sufocantes. Falta de fertilidade e de prosperidade. Excesso de dramaticidade do real. Pessoa ciumenta e invejosa.

Florais relacionados: Abundância (amor incondicional), Algodão (bloqueio no ouvir e ver internos), Aloe (acessar a independência e a autoconfiança), Capim Seda (desbloqueio do fluxo natural), Erianthum (não se aprofundam na vida e nos relacionamentos), Leucantha (conexão com a grande Mãe interna), Limão (personalidade invejosa), Perpétua (perdas afetivas), Pepo (dificuldade de perceber e despertar para as situações da vida), Abricó (dificuldade de concretizar), Boa Sorte (remove os obstáculos para prosperar), Indica (intuição), Monterey (culpa consciente ou inconsciente), Rosa Rosa (amor incondicional), Fórmula Leucantha ( rejeição da gravidez) e Poaia Rosa (amor incondicional e espiritual).

O Imperador – “Aqui começa o mundo patriarcal da palavra criativa, que inicia o domínio masculino do espírito sobre a natureza.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Falta de senso prático. Excesso de ilusões e fantasias. Falta de concretude. Problemas com figuras de poder, como chefes. Racionalizar demais como mecanismo de defesa. Falta do princípio da ação, pessoa acomodada. Falta contato com a realidade, vive no mundo mental, das idéias sem concretizar nada. Problemas em se destacarem do todo e em encontrar soluções na vida profissional.

Florais relacionados: Abundância (expansão da consciência), Algodão (ajuda a enxergar a realidade ao nosso redor, útil para governantes e políticos), Aloe (verdades que o inconsciente sabe mas a pessoa não quer enxergar), Amygdalus (pessoas presas no mundo da ilusão), Bom dia (depressão camuflada), Cidreira (ansiedade), Embaúba (vistos como preguiçosos e passivos por questões internas), Erianthum (mau humor, ira e teimosia), Gerânio (postura mental negativa, desligadas da realidade), Grandflora (pais que batem nos filhos), Pectus (energia para enfrentar), Pepo (dificuldade de perceber e despertar para as situações da vida), Sapientum (impotência sexual), Verbena (rigidez mental), Abricó (dificuldade de realizar e concretizar), Chapéu de Sol (útil aos que começam a se destacar), Cocos (se sente fraco e sem fibra diante de certas situações), Mimozinha (dificuldade de se articular nas situações), Monterey (complexo de inferioridade), Vitória (trabalha a autenticidade), Aveia Selvagem (poder sobre suas próprias decisões), Lótus do Egito (expansão da consciência) e Pau Brasil (nossa real vocação).

O Sumo Sacerdote – “... a personificação exteriorizada da luta do homem pela conexão com a divindade – da sua dedicação à busca do significado, que coloca o homem acima dos animais” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Perda da ponte entre Deus e o homem. Crenças infundadas. Necessidade do outro para ver suas próprias questões. Projeção. Inveja. Falta de consciência do seu poder espiritual. Complexo de herói. Afastamento da parte sagrada do Self. Fanatismo religioso.

Florais relacionados: Allium (Proteção espiritual), Capim Seda (se deixam influenciar pela energia dos outros), Erbum (sincronismo entre alma e corpo), Gloxínea (baixa auto-estima), Helicônia (padrões voltado ao externo), Limão (personalidade invejosa), Pepo (muito apegadas a bens materiais), Purpureum (manipuladores), Saint Germain (desligamento com o Eu Superior), Scorpius (pessoas críticas e provocadoras), Tuia (culpa inconsciente do “pecado”), Verbena (idéia fixa e falta de flexibilidade), Wedélia (desligamento do Eu Superior), Mangífera (perderam a fé), Cocos (personalidade capacho), Laurus Nobilis (romper ligações com crenças religiosas), Rosa Rosa (perda da fé), Flor Branca (desfazer-se de velhas atitudes), Lótus do Egito (expansão da consciência) e Poaia Rosa (sincronicidade da nova ordem planetária).

O Enamorado –Podemos ver nesse moço a personificação do jovem e vigoroso ego, pronto para enfrentar a vida e seus problemas sem a ajuda de ninguém.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Fragilidade do ego. Fraqueza para tomar decisões. Excesso de indecisão. Processo de fuga dos conflitos. Excesso de fantasia como fuga da realidade. Não consegue se conectar com a mãe interna, não cortou o cordão umbilical da mãe real. Dependência emocional. Imaturidade.

Florais relacionados: Algodão (ajuda a enxergar a realidade ao nosso redor), Aloe (inadequação e negação de si mesmo), Amygdalus (controle das emoções pela compreensão da mente), Bom dia (dificuldade para enfrentar a vida), Curculigum (dificuldades de impor limites), Leucantha (acessar a Mãe interna/ personalidades indecisas, confusas e dependentes), Pectus (energia para enfrentar), Perpétua (perdas efetivas), Sapientum (útil para pessoas imaturas), Thea (útil em situações de mudanças e conflitos), Abricó (dificuldade de realizar e concretizar), Anis (não se soltam para viver a vida em plenitude), Carrapichão (combate o vampirismo), Grevílea (invadidos no seu espaço pelo outro), Laurus Nobilis (romper ligações com o passado), Lírio da Paz (proteção dos envolvimentos que nos prejudicam), Lírio Real (ser livre), Aveia Selvagem (pessoas muito indecisas), Lótus/ Magnólia (perceber o que é nosso e o que é do outro) e Pau Brasil (útil para adolescentes que estão procurando os seus caminhos).

O Carro – “ A jornada exterior não é apenas um símbolo da jornada interior, mas também o veículo para o nosso autodescobrimento” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Inflação do ego. Falta de equilíbrio e discernimento. Ter energia, mas não ter objetivos claros. Instabilidade emocional. Somatização de doenças por conta do emocional. Estados de mania e ansiedade. A pessoa que “coloca o carro na frente dos bois”. Medos infundados. Estagnação. Medo de tomar as rédeas e de dirigir.

Florais relacionados: Algodão (remoção de energias negativas n corpo físico), Allium (devolve a calma e o discernimento), Amygdalus (controle dos desejos), Begônia (pureza para chegar ao autoconhecimento), Cidreira (ansiedade), Dulcis (se sentem estagnados em sua jornada), Erbum (ritmo das pessoas rápidas demais), Erianthum (egoísmo), Focum (medo de dirigir), Gerânio (ansiedade e medos infundados), Helicônia (vaidade e exibicionismo), Pectus (energia para enfrentar), Perpétua (saudades de quem partiu por viagem), Piper (para quem se sente travado), Wedélia (corrupção e ganância da personalidade), Boa Sorte (proteção), Cocos (estado de resignação), Coronarium (mania, agitação interna), Ameixa (perda do controle mental), Lótus do Egito (harmonia e enlevo da alma sem o envolvimento do Ego), Lótus/Magnólia (proteção) e Sergipe (abertura e amplitude da mente).

A Justiça – “O equilíbrio é a base da Grande Obra” (Aforismo alquímico apud Nichols, 1980)

No processo terapêutico: Estado de regressão infantil. Pessoa que usa a raiva contra os outros e comete crimes. Auto-culpa acentuada. Falta de equilíbrio mental. Mudanças repentinas de humor. Em casos mais graves Transtorno Bipolar (estados alternados de mania e depressão). Falta de responsabilidade. Sentimento de injustiça.

Florais relacionados: Allium (discernimento), Curculigum (conflitos e culpas internas), Embaúba (sentimento de injustiça), Gloxínea (confusão de desordem interna), Grandflora (pessoas algozes e sádicas), Patiens (disciplina interna e organização mental), Purpureum (Limpeza dos corpos inferiores), Saint Germain (Estado de insanidade), Sapientum (energia da sabedoria), Unitatum (criança interior ferida), Varus (culpa), Coronarium (mania, paranóia), Indica (revela o que já sabíamos inconscientemente), Grevílea (transmutação dos sentimentos de raiva), Monterey (culpas conscientes ou inconscientes), Arnica Silvestre (pessoas injustiçadas), Myrtus (presas no mental do outro) e Ameixa (perda do controle mental).

O Eremita – “... o frade aqui retratado personifica uma sabedoria que não se encontra em livros”. (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Sentir solidão por distância do si mesmo (vazio da alma). Fanatismo religioso. Depressão. Projeção em figuras místicas ou religiosas. Falta de sabedoria com as experiências. Retirar-se da vida por vontade própria. Falta de senso de observação e dificuldade de introspeção. Pessoa espiritualmente atacada. Superficialidade. Desligamento do Eu Superior.

Florais relacionados: Algodão (bloqueio no ouvir e ver interno), Allium (proteção contra vampirismo astral), Begônia (acessar seu oráculo interno), Bom dia (dificuldade de enfrentar a vida), Capim Seda (pessoas que se deixam influenciar pela energia dos outros), Dulcis (sintonização com os planos mais elevados), Erianthum (superficialidade), Gerânio (depressão), Helicônia (padrões voltados ao externo), Incensum (elevação do nível vibratório), Saint Germain (depressão profunda), São Miguel (liberta o corpo da vítima de trabalhos de magia), Sorgo (vazio da alma), Thea (útil na meditação), Wedélia (desligamento do Eu Superior), Abricó (sentimento de solidão), Bambusa (desviaram-se do seu caminho por influencia dos outros), Boa Sorte (proteção), Carrapichão (vampirismo por sondas astrais), Indica (revela o que está por traz das aparências), Lírio da Paz (proteção dos envolvimentos que nos prejudicam), Myrtus (presas no mental do outro, seitas), Rosa Rosa (perda da fé), Triunfo (só dão valor as aparências), Vitória (ilumina o lado obscuro da alma), Alcachofra (vergonha do próprio desenvolvimento espiritual), Lótus do Egito (harmonia e enlevo da alma sem o envolvimento do ego), Lótus/Magnólia (proteção, perceber o que nosso o que é do outro), Pinheiro Libertação (campos profundos da alma) e Poaia Rosa (alinhamento rítmico das nossas atividades no cotidiano com as energias mais aceleradas do plano espiritual).

A Roda da Fortuna – “... estamos presos no intérmino girar predestinado da Roda da Fortuna? Ou essa carta nos oferece outras mensagens, mais cheias de esperança?” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Estagnação. Envolver-se demais com os problemas externos desconsiderando a sua essência. Não aceitação dos fatos da vida como naturais e excesso de sofrimento por isso. Pessoa dramática e vitimesca. Pessoa que não consegue acessar transformações e mudanças necessárias à evolução humana e espiritual. Pessoa presa ao passado, que espera que sempre as coisas se repitam. Não consegue mudar o comportamento e, consequentemente, não consegue mudar as coisas. Precisa entender a relação entre seu interno e seu externo.

Florais relacionados: Algodão (ajuda a enxergar a realidade ao nosso redor), Begônia (pureza para chegar ao autoconhecimento), Capim Seda (desfazer o bloqueio energético do fluxo natural), Dulcis (se sentem estagnados em sua jornada), Erbum (pessoas que sofreram os revezes da vida), Erianthum (não se aprofundam na vida e nos relacionamentos), Pectus (abandonar padrões repetitivos de submissão e resignação), Piper (para quem se sente travado), Varus (conflito entre a vida idealizada e a vida real), Anis (pessoas que não se soltam para viver a vida na sua plenitude), Boa Deusa (aos que levaram rasteira da vida), Lírio Real (ser livre), Alcachofra (traz abertura e receptividade), Canela (ampla visão das questões da vida), Flor branca (limpeza e desbloqueio de energia estagnada) e Populus Panicum (sentimento de insegurança com relação à própria vida e compreensão dos acontecimentos e o caminho certo a seguir).

A Força – “As energias outrora empenhadas na adaptação exterior começarão agora a preocupar-se mais com o crescimento interior” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Lado emocional exacerbado. Ser dominado pelas emoções. Falta de controle da raiva e do ódio. Violência. Doenças psicossomáticas. A pessoa não consegue aceitar as suas emoções e elas acabam o engolindo. Fraqueza física e emocional. Sexualidade desequilibrada. Indecisão quanto à própria identidade sexual.

Florais relacionados: Aloe (pessoas fragilizadas e vulneráveis), Amygdalus (controle dos desejos, das paixões e da cobiça), Capim Luz (remover emoções difíceis de serem acessadas no inconsciente), Embaúba (vistos como preguiçosos e passivos – quando isso é gerado pela sensação de fraqueza), Erianthum (mau humor e ira), Focum (traumas violentos), Gloxínea (sentem-se inúteis e incapazes), Limão (pessoa de personalidade destrutiva), Melissa (distúrbios de ordem nervosa), Saint Germain (conflito com a identidade sexual), Sapientum (impotência sexual ou sexualidade exacerbada), Tuia (falta de controle dos impulsos sexuais) e Cocos (para quem se sente fraco, sem fibra).

O Enforcado – “Com as mãos amarradas atrás das costas, o Enforcado se acha tão indefeso quanto um nabo. Está nas mãos do Destino” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Falta de coragem para abandonar o velho e conquistar o novo. Acomodação extrema. Necessidade de se voltar para dentro para voltar como uma pessoa renascida. Deixar-se nas mãos do Destino.

Florais relacionados: Aloe (sentem-se desprezados e traídos), Arnica Silvestre (ferimentos e traumas morais e físicos), Bom dia (dificuldade de levantar pela manhã), Embaúba (preguiça e passividade), Gloxínea (novos começos), Ipê Roxo (situação sem saída de grandes traumas e estresse), Pectus (energia para enfrentar), Piper (estagnação), Unitatum (carregam a sensação constante de traição), Boa Deusa (traições), Laurus Nobilis (romper ligações com o passado/ posturas condicionadas e ultrapassadas), Lírio Real (liberta), Flor Branca (desfazer-se de velhas atitudes e velhas cargas mentais e emocionais), Madressilva (aprisionados ao passado) e Pinheiro Libertação (liberta aspectos aprisionados na alma).

A Morte – “Na natureza nada se perde. O rei está morto. Viva o rei” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Apego. Dificuldade de aceitar as mudanças. Pessoas arraigadas às velhas formas e velhas crenças. Apego a pessoas ou situações. Carregar um cadáver que não tem mais utilidade.

Florais relacionados: Capim Luz (dissolver emoções difíceis do inconsciente), Focum (remove traumas violentos dessa vida e de vidas passadas), Gerânio (ancoragem no momento presente), Gloxínea (novos começos), Alcachofra (força para perceber as posturas arraigadas que nos prendem ao passado), Helicônia (medo de perder o que não tem), Perpétua (perdas afetivas e perdas de pessoas queridas irreparáveis), Verbena (rigidez mental), Laurus Nobilis (romper ligações com o passado), Flor Branca (desfazer-se de velhas atitudes e velhas cargas mentais e emocionais) e Madressilva (para os que estão aprisionados ao passado).

A Temperança – “O tema dessa carta associa a temperança à Aquário, o carregador da água, o décimo primeiro signo do zodíaco.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Falta de equilíbrio das emoções. Pessoa muito fria ou muito calorosa. Problemas em deixar fluir a vida e resolver, de forma natural, os seus conflitos. Pessoa não consegue ver a saída porque não analisa todas as partes do problema. Problemas circulatórios. Falta de confiança no fluxo da vida. Impaciência.

Florais relacionados: Abundância (confiar no Universo), Capim Seda (desfazer o bloqueio energético do fluxo natural), Amygdalus (controle das emoções pela compreensão da mente), Erbum (ritmo das pessoas rápidas ou lentas demais), Ipê Roxo (situações sem saída), Melissa (energia da alegria, felicidade e vontade de ser melhor), Patiens (desenvolvimento da paciência), Sapientum (energia de sabedoria), Sorgo (entrega e confiança), Anis (pessoas que não se entregam para viver a vida em plenitude), Mangífera (para os que perderam a fé), Mimozinha (dificuldade de se articular nas situações), Aveia Selvagem (falta de discernimento) e Canela (ampla visão das questões da vida).

O Diabo – “Chegou o momento de enfrentar o Diabo” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: A não aceitação dos aspectos negativos do Ego como a arrogância, a inveja, a ganância, faz com que acabemos escravos deles. Ser escravizado por sua própria sombra por medo de enfrentá-la. Pode tornar-se uma pessoa malévola para si mesmo, descuidando de si por sentir-se culpado e gerar doenças e tragédias. Abertura de mediunidade não trabalhada, que leva a problemas espirituais. Falta de proteção. Promiscuidade e mau uso da sexualidade.

Florais relacionados: Algodão (remove energias negativas, dissolve rombos na aura), Allium (desobsessão, proteção e desafaz encantamentos), Aloe (verdades que o inconsciente sabe, mas que não quer enxergar), Amygdalus (controle dos desejos, das paixões e da cobiça), Arnica Silvestre (costura rombos na aura), Dulcis (sintonização com os planos mais elevados), Erianthum (egoísmo, autocentramento e superficialidade), Grandflora (pessoas algozes e sádicas), Helicônia (personalidades narcisistas, vaidade e exibicionismo), Incensum (elevação do nível vibratório), Limão (personalidade amarga, de índole mentirosa, destrutiva e invejosa), Pepo (pessoas muito apegadas aos bens materiais), Purpureum (limpeza dos corpos inferiores, ladrões, manipuladores), Saint Germain (depressão profunda), São Miguel (desmanchar trabalhos de magia negra), Scorpius (personalidade índole escorpião), Tuia (personalidade promíscua, sem pudor), Wedélia (corrupção e ganância da personalidade), Carrapichão (vampirismo), Triunfo (pessoas que estão no negativo, só dão valor às aparências), Pinheiro Libertação (Liberta aspectos aprisionados da alma) e Poaia Rosa (amor incondicional).

A Torre – “Não há dúvida de que suas mentes e corações também eram tão frios e escuros quanto o seu ambiente e tão firmemente cerrados à possibilidade de uma intervenção milagrosa” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Preso a padrões mentais destrutivos e antigos. Não consegue se jogar de sua prisão inconsciente. Preso a crenças antigas ou a situações desagradáveis. Pode representar uma pessoa que passou por uma destruição (como tragédias e problemas de saúde) e não consegue se reestruturar do trauma. Falta de fé na intervenção divina e em si mesmo. Falta de autoconfiança.

Florais relacionados: Abundância (confiar na Divindade e no Universo), Aloe (acessar a independência e a autoconfiança), Arnica Silvestre (ferimentos e traumas morais e físicos), Curculigum (separação, rupturas amorosas ou grandes traumas por morte de pessoa próxima), Focum (remove traumas violentos), Ipê Roxo (situações sem saída de grandes traumas e estresse), Pectus (energia para enfrentar e interromper padrões repetitivos de submissão e resignação), Perpétua (perdas efetivas e perdas de pessoas queridas irreparáveis), Boa Deusa (aos que levaram rasteira da vida), Laurus Nobilis (romper ligações com o passado), Mangífera (para os que perderam a fé e a esperança por situações de grande sofrimento), Rosa Rosa (perda da fé) e Flor Branca (limpeza e desbloqueio de energia estagnada).

A Estrela – “Não usando nenhuma proteção ou máscara, releva a sua natureza básica” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Espiritualidade usada para ter poder. Egoísmo. Inflação do ego. Arrogância e falta de preocupação com o outro. Falha nos projetos. Estagnação dos projetos de vida. Confunde aquilo que se é na essência com a sua máscara. Falta de contato consigo mesmo.

Florais relacionados: Algodão (remoção dos bloqueios causados por forças psíquicas astrais), Allium (anula mal olhado), Amygdalus (controle dos desejos, das paixões e da cobiça), Dulcis (sintonização com os planos mais elevados, se sentem estagnados na sua jornada), Erianthum (longe do propósito da sua essência), Incensum (elevação do nível vibratório), Limão (carregam o sentimento de amargura por causa dos outros), Piper (para os que se sentem travados), São Miguel (desmanchar trabalhos de magia negra), Verbena (Presunçosos, idealistas, intolerantes, arrogantes), Alcachofra (vergonha do próprio desenvolvimento espiritual), Aveia Selvagem (contato interno com as energias superiores), Flor Branca (limpeza e desbloqueio de energia estagnada), Lótus do Egito (expansão da consciência) e Poaia Rosa (sincronicidade).

A Lua – “... o próprio herói está ausente” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Loucura, depressão profunda. Não consegue enxergar as saídas para nenhum problema. Estado catatônico. Se perder o contato com a consciência, estados psicóticos. Mediunidade se confunde com problemas psiquiátricos. Perda do limite entre a razão e a loucura. Tendência a vícios. Baixa auto-estima. Síndrome do pânico.

Florais relacionados: Algodão (remove energias negativas, limpeza de vícios ou abusos do corpo físico), Aloe (baixa auto-estima, angústia), Embaúba (feridas crônicas), Gerânio (depressão, ansiedade e medos infundados), Gloxínea (baixa auto-estima), Ipê Roxo (situações sem saída de grandes traumas e estresse), Panicum (síndrome do pânico), Saint Germain (depressão profunda), São Miguel (desmanchar trabalhos), Thea (combate a depressão), Abricó (sentimento de solidão), Carrapichão (vampirismo por sondas astrais), Coronarium (mania, paranóia, insanidade, demência e loucura), Triunfo (pessoas que estão no negativo), Lótus/Magnólia (floral de proteção) e Pinheiro Libertação (liberta os aspectos aprisionados da alma).

O Sol – “... onde a vida não é mais um desafio a ser vencido, mas uma experiência a ser desfrutada.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Tristeza, aprisionamento do ego, falta de auto-estima e de autoconfiança. Pessoa não consegue ser feliz com o que tem, não consegue ver as pequenas alegrias da vida. Mau humor. Hipocrisia. Critica demasiada. Orgulho. Vaidade.

Florais relacionados: Abundância (confiar na Divindade), Aloe (sentimento de desvalorização, inadequação e negação de si mesmo), Capim Seda (desbloqueio do fluxo natural), Cidreira (preocupação, pensamentos obsessivos), Gloxínea (Sentem-se inúteis e incapazes), Helicônia (para personalidades narcisistas, vaidade, exibicionismo), Ipê Roxo (esperança dos sonhos realizados), Melissa (desesperança), Scorpius (pessoas críticas e provocadoras), Sorgo (entrega e confiança), Unitatum (criança interior ferida), Wedélia (ganância), Anis (pessoas que não se soltam), Boa Sorte (remove obstáculos para prosperar), Chapéu de Sol (pessoas invejadas), Lírio Real (ser livre), Mangífera (perderam a fé e a esperança) e Canela (ampla visão das questões da vida).

O Julgamento – “O Julgamento dramatiza o momento da ressurreição espiritual de diversas maneiras.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Desequilíbrio. Ficar preso na experiência em si e não na sua análise. Resistência a mudanças. Depressão, tristeza e falta de discernimento e senso crítico. Racionalizar demais as emoções ou dramatizar demasiado. Dificuldade de impor limite e dizer não. Culpas.

Florais relacionados: Amygdalus (pessoas presas no mundo da ilusão), Curculigum (dificuldade de impor limites e dizer não), Dulcis (estagnados na jornada), Embaúba (sentimento de injustiça), Gerânio (desligada da realidade, depressão), Patiens (suportar situações de grande pressão), Sorgo (perdão), Grevílea (transmutação dos sentimentos) e Monterey (culpa).

O Mundo – “Chegamos à culminação da longa jornada” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Falta de elementos no ego. Fracassos acumulados. Pessoa que não consegue concluir o que começou, pois sente que se perdeu. Sensação de estar perdido, de ter esquecido algo no meio do caminho. Problemas de memória. Falta de conscientização. Coloca a culpa de tudo nos outros e não assume a sua responsabilidade. Idealização demasiada das pessoas e das situações.

Florais relacionados: Algodão (enxergar a realidade ao nosso redor), Begônia (pureza para chegar ao autoconhecimento), Capim Luz (remover emoções difíceis de serem acessadas no inconsciente), Dulcis (tônico espiritual), Gerânio (ancoragem no momento presente), Gloxínea (medo de errar), Goiaba (medo da perda de controle), Melissa (desesperança, ansiedade e tristeza), Sapientum (acessar a sabedoria de vidas passadas), Varus (conflito entre a vida idealizada e a vida real), Abricó (dificuldade de realizar e concretizar), Boa Sorte (abre caminhos), Coronarium (dificuldade de aprendizado, ativa a memória), Alcachofra (transformações na consciência), Ameixa (perturbação interior), Lótus do Egito (expansão da consciência), Sergipe (abertura, amplitude da mente) e Poaia Rosa (sincronicidade com a nova ordem planetária).

 
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