De acordo com a filosofia tradicional Chinesa, Yin e Yang são os dois princípios cósmicos primários do universo. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino. Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino. De acordo com a lenda, o imperador Chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilíbrio entre yin e yang.
A mais antiga referência a que se tem acesso da teoria da polaridade universal Yin/Yang, teve sua origem na velha China por volta de 700 anos a.C. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo livro originário do Extremo Oriente - Book of Changes (Livro das Mutações - Yi Jing) (I Ching).
Embora o Yang sirva para designar céu, masculino, dia, calor ou luz e o Yin para designar terra, feminino, noite, frio ou escuro, nada existe em absoluto.
Nada pode ser completamente Yin ou completamente Yang, pois cada um possui "sementes" do oposto. O dia não existe sem a noite, o escuro sem o claro ou o calor sem o frio e todos os exemplos até ao infinito (que só existe por interatividade com o finito…).
As energias YIN e YANG são formas diferentes de energia, sem a conotação de BOA ou RUIM. São simplesmente formas diferentes de energia. Na vida temos o lado direito e o lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo.
A existência de uma montanha forma os cumes e também os vales.
Não existiria o ALTO se não existisse o BAIXO e vice-versa. E quanto mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, ou seja, essas energias são interdependentes.
O nosso planeta possui diversos movimentos, de translação, rotação, etc. e possui também um campo magnético. Esses fatores fazem com que as energias tomem determinadas direções como preferenciais.
Deve-se tomar bastante cuidado em não confundir essas energias como extremos que se anulam.
É muito comum no ocidente se ter o entendimento de um BEM anular um MAL ou de um POSITIVO anular um NEGATIVO. Devemos também tomar o cuidado de não confundir o YIN como sendo o MAL que queremos evitar ou eliminar, e o YANG como o BEM desejado. Muito cuidado também com a associação com HOMEM e MULHER, como foi citado acima, a interdependência dessas energias, devem viver harmoniosamente.
Energia Yin - As forças YIN são poderosas nos meses de inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.
Energia Yang - As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura.
Reiki
Cientistas modernos, ao estudarem a origem do Universo, descobriram a existência de energias que, ao se unirem, formam os átomos.
Essas energias, de forma ondulada e de tamanho diferenciado, percorrem o espaço por todos os lados. Em determinado instante, estas se unem e se condensam constituindo os prótons, os elétrons e os nêutrons, que por afinidade eletromagnética, criam os átomos.
Então, segundo esta teoria, existem dois tipos de energia no Universo:
1- A polarizada, formada por prótons, elétrons e nêutrons, que é a energia natural (positiva/negativa) chamada "KI", existente em nosso corpo, gerada pelos nossos átomos.
2- Energia pura, chamada "REI" que é a de alta frequência vibracional, sem polaridade. "REI" é um tipo de energia primordial, segundo a física moderna, é de onde os átomos se originaram, isto é, ela é anterior à formação da energia polarizada, acima citada.
A energia "REI" equilibra a energia "KI", daí o nome: "REIKI”.
R E I K I não tem polaridade ( YIN e YANG). Ele é YIN, YANG e NEUTRO.
Reiki / Yin Yang
Equilíbrio, harmonia e paz interior. Para muitos, a conquista destes três itens é a receita certa para uma vida plena, cheia de felicidade e realizações. Hoje, apesar do corre-corre diário, do stress do trabalho e da falta de tempo, não faltam meios para se alcançar esse tão sonhado equilíbrio interior. Um desses meios, que vem ganhando bastante destaque é o Reiki, técnica natural de cura, utilizada desde o início da humanidade através da imposição das mãos.
A utilização de energia não-polarizada permite que o Reiki seja usado com qualquer outra forma de terapia ou tratamento de saúde. É uma energia que age em tudo o que precisa ser modificado no organismo físico e etérico. Melhora o sistema imunológico, desintoxica, equilibra e amplia a nossa energia. Relaxa, alivia dores, equilibra, revigora e em muitos casos, realizado com continuidade, cura doenças físicas, mentais e emocionais. No entanto, é importante frisar que o Reiki não trata diretamente esta ou aquela patologia. Ajuda sim, o corpo a criar um ambiente que aumenta o seu poder curativo ao trabalhar em profundidade o nível mental e emocional. O organismo é um sistema auto-integrado que procura o equilíbrio continuamente, tendo os seus próprios caminhos para o retorno à saúde.
Reiki promove o equilíbrio energético do corpo criando condições para que as energias Yin Yang vivam harmoniosamente.
Carlos Manuel Silva
Um comentário:
Olá,
Gostei muito da postagem, aonde vocês realizam atendimentos?
Um abraço
Postar um comentário